O Museu Regional Delmiro Gouveia

Inaugurado em 20 de fevereiro de 1989, o equipamento cultural abriga a pedra fundamental lançada em 1878, por ordem de D. Pedro II para a construção da linha férrea Paulo Afonso, inaugurada em 1882 e desativada em 1964.

Seu acervo é composto por diversos objetos pessoais do Delmiro Gouveia: fotografias, livros, cartas, máquinas como um antigo projetor de cinema, exposição fotográfica, objetos de época, maquinários da antiga Fábrica da Pedra (indústria têxtil) e estação ferroviária, utensílios da Vila Operária (época de Delmiro Gouveia), documentos históricos, entre outros.

O museu tem como missão ofertar diferentes atividades que agucem a curiosidade do visitante para os temas e narrativas de conteúdos relacionados com a história do visionário Delmiro Augusto da Cruz Gouveia e da região sertaneja, envolvendo quatro estados: Alagoas, Sergipe, Bahia e Pernambuco.

A história do museu sempre esteve em torno do patrono deste município. O legado do Delmiro nessas terras está diretamente ligado a outro grande marco, a estrada de ferro Paulo Afonso, relação essa que culminou com a criação de um espaço cultural, o museu da cidade, instalado na antiga estação da Pedra. Hoje, o Museu Regional Delmiro Gouveia, se integra como equipamento turístico-cultural ao Vila da Pedra Empreendimentos de forma a manter viva a história de desenvolvimento do Sertão, esse, que vem se tornando um importante atrativo turístico.

Autoria textual:
Maria Edilene Vieira Nunes / Bacharel em Turismo