Suas Conquistas

Sem dúvidas, Delmiro Augusto da Cruz Gouveia foi um dos maiores empreendedores que o Brasil já teve.

Durante sua vida, Delmiro Gouveia obteve várias conquistas profissionais, primeiro em Recife, Pernambuco, e depois no sertão de Alagoas, onde hoje é o município de Delmiro Gouveia, em sua homenagem.

Destacar-se-á aqui as suas principais conquistas em ordem de importância: começou recebendo o título de “rei das peles”, pois fez sucesso como negociante de peles de animais, ovinos e caprinos, fato esse que o possibilitou erguer uma vila residencial, a qual colocou o nome da sua primeira esposa, Anunciada Cândida Falcão, hoje o Instituto de documentação da Fundação Joaquim Nabuco; implantou também em Recife o suntuoso mercado do Derby (primeiro shopping center do Brasil); além disso, foi dono e/ou sócio de várias empresas dos mais variados segmentos.

Já em terras alagoanas, construiu a Usina de Angiquinho (a primeira hidroelétrica do Nordeste e a segunda da América Latina), criou a Cia. Agro Fabril Mercantil (fábrica de linhas de marca “Estrela”, com mais de mil funcionários e primeiro estabelecimento do gênero a ser implantado na América do Sul), fez ainda uma Vila Operária com sete ruas para os funcionários da fábrica morarem.

As novas moradias eram de alvenaria, sendo que, até então essas pessoas só tinham morado em edificações de taipas. A nova povoação dispunha gratuitamente de água encanada, energia elétrica, saneamento básico, escola, creche, assistência médica e odontológica, cassino, cinema, clube de festas, pista de patinação, campo de futebol, quartel, fábrica de gelo, garagem, lavanderias, grandes armazéns de depósito e 258 casas.

Vale ressaltar que, o empreendedor dos sertões deu mais do que lugar digno aos seus empregados para viver. Cuidou de instruí-los em sua capacitação profissional, exigência da lei trabalhista dos tempos atuais. Além disso, também tratou de submetê-los a novos costumes de convivência, onde o ritmo imprimido vinha das regras implantadas pelo próprio coronel Delmiro Gouveia, tais como: festas só com a autorização do patrão, a feira-livre tinha hora para começar e hora para terminar, se avançasse o sinal no namoro tinha que casar, e daí por diante.

E Delmiro não parou por aí, mas continuou empreendendo e fazendo a diferença por essas terras. Ele construiu mais de quinhentos quilômetros de estradas ligando o povoado Pedra, onde morava, a Garanhuns – PE, Paulo-Afonso – BA, Água Branca – AL, Quebrangulo – AL e Palmeira dos índios – AL.

Portanto, foi por meio do industrial Delmiro Augusto da Cruz Gouveia, um homem com visão à frente de seu tempo, um empreendedor nato que o desenvolvimento e a modernidade chegaram aos sertões, impactando todo o Baixo São Francisco, o Nordeste, o Brasil e até mesmo fora do país.

“um desses continuadores de Mauá, na obra de modernização do Brasil através de novas industrias, foi Delmiro Gouveia…”

(Gilberto Freyre)