Onde Começou

Delmiro Augusto da Cruz Gouveia nasceu em Ipu – Ceará, em 1863. Filho do Major Delmiro Porfírio de Farias, e da senhora Leonila Flora da Cruz Gouveia.

Aos cinco anos de idade, Delmiro perde seu pai em combate na Guerra do Paraguai (1867_. Órfão, Delmiro, a irmã e a mãe partem para Pernambuco, fixando residência primeiro em Goiana e, quatro anos depois, seguem para Recife.

E é na capital pernambucana que o cearense de Ipu começa a sua vida profissional. No início, ainda adolescente, trabalhou na função de bilheteiro de estação ferroviária e depois como despachante no porto da cidade do frevo. Porém, o empreendedorismo nato, logo o levou para o mundo dos negócios.

Em 1883, na flor da idade, aos 22 anos, surge a oportunidade que ele precisava para firmar relações com negociantes do ramo de couros oriundos dos sertões nordestinos. Nessa época, Delmiro Gouveia aceita trabalhar por comissão em cima das vendas. Assim como resolve negociar nesse ramo por conta própria. O sucesso foi tanto que em menos de dez anos de atividade Delmiro já era conhecido como o “rei das peles.”

O rei das peles não contentou-se, pois expandir seus negócios era a meta. Desse modo, foram conquistas atrás de conquistas, firma atrás de firma, empresa atrás de empresa. Como exemplo podemos citar a firma Levy e Cia, que comprava couros e peles de ovinos/caprinos para exportar para fora do país; a Usina Beltrão, empresa de refino de açúcar, entre outras. No entanto, daremos maior destaque ao mercado do Derby, construído em 1888, e que é considerado até os dias de hoje por pesquisadores da história de Delmiro o primeiro shopping center do Brasil.

Segundo os historiadores, os argumentos que sustentam a defesa de que o mercado do Derby pode ser considerado o primeiro shopping center dos brasileiros é o fato dele se assemelhar ao modelo de negócio (shopping) que hoje se conhece, isto é, um só local no qual se encontra uma diversidade de lojas e atrações.

O pesquisador Edvaldo Nascimento, por exemplo, diz que o Derby foi o primeiro estabelecimento comercial da capital pernambucana com energia elétrica, que vendia produtos pela metade do preço e que funcionava 24 horas por dia. Além de contar com hotel, parque de diversão e restaurante. (Revista O Empreendedor).

No entanto, foi em Alagoas que Delmiro Augusto da Cruz Gouveia entrou para a história como um dos maiores empreendedores que esse Brasil já teve. Foi no sertão de Alagoas – na divisa com Sergipe, Pernambuco e Bahia – que ele se consagra como o pioneiro da eletrificação, pois construiu na cachoeira de Paulo Afonso a primeira Usina Hidroelétrica do Nordeste e segunda maior da América Latina.